quinta-feira, 19 de setembro de 2013

O nosso compromisso com Arroios

O projecto que lhe apresentamos não surgiu de um ímpeto eleitoralista, mas antes de um trabalho realizado ao longo dos anos. Elencámos e hierarquizámos necessidades, ponderámos custos e aferimos a capacidade de execução. As medidas que lhe propomos não são meras promessas, são projectos que em muitos casos já executámos, testámos e aperfeiçoámos na freguesia dos Anjos e que nos comprometemos a tornar realidade no prazo do mandato. Este é um compromisso de honra que sempre cumprimos.

Connosco sabe com o que pode contar.

Leia o programa completo em: http://arroios.sentirlisboa.org/programa.html

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Cultura em Movimento

Saxofone no Miradouro do Monte Agudo, Acordéon na Praça das Novas Nações e Violino no Jardim António Feijó fizeram parte de um ciclo de eventos musicais a que chamámos "Cultura em Movimento".
 

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Árvores de Natal

Com o apoio do grupo de voluntários do Projecto AnjoSolidário a Junta de Freguesia dos Anjos construiu duas árvores de Natal a partir de materiais reciclados, uma foi colocada no Jardim António Feijó a outra no Largo do Intendente.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Anjos Consigo

Sabia que a Junta de Freguesia dos Anjos dispõe de um serviço de transporte gratuito – Anjos Consigo –, prestado com recurso a uma carrinha de passageiros devidamente identificada, em horário laboral, para todos aqueles que tenham mais de 60 anos ou tenham motricidade reduzida e sejam eleitores da Freguesia?

Os trajectos de origem e destino são a residência do beneficiário, e destinam-se aos serviços e actividades da Junta de Freguesia, aos serviços de saúde públicos e outros locais de acesso indispensável como bancos, estação dos CTT e farmácias.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Biblioteca da Junta de Freguesia dos Anjos

Sabia que a Biblioteca da Junta de Freguesia dos Anjos tem mais de 7.000 livros que pode consultar ou requisitar e levar para casa?

Um espaço moderno e acolhedor, totalmente informatizado, com busca online, equipado com wi-fi e jornais diários, é a prova do nosso investimento no estudo e na cultura.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Nos Mercados da freguesia de Arroios

Candidatos estiveram nos mercados de Arroios e 31 de Janeiro, em contacto com a população e vendedores.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Em São Jorge de Arroios

Candidatos à freguesia estiveram em São Jorge de Arroios na Avenida Almirante Reis, Rua António Pedro, Rua Pascoal de Melo e Rua Passos Manuel.

A boa disposição imperou, como já é habitual e os contactos com o eleitorado continuam a demonstrar que as pessoas SENTEM ARROIOS.


segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Entrevista a João Grave

“A Avenida Almirante Reis é, provavelmente, uma das artérias de Lisboa onde existem mais sem-abrigo”, afirma João Grave, o candidato e futuro presidente da nova Junta de Freguesia de Arroios. Destaca ainda: “Vamos ficar no centro de Lisboa com uma freguesia com dimensão muito razoável, que nos dará certamente um ganho de escala de eficácia e eficiência”. “Esta freguesia tem também um considerável património arquitectónico e um riquíssimo património humano”.

Com a reforma administrativa, com o aumento do território que vai gerir, não faz muito sentido falar-se de bicas e fontanários. É necessária uma estratégia global. Qual é a sua?
Face à situação do país de uma forma geral e da cidade de Lisboa em particular, não deixa de fazer sentido falar-se de fontanários e de cada um dos pormenores, mas certamente as pessoas são mais importantes do que o património, com todo o respeito que se tenha por ele. O património mais valioso é, sem dúvida, o humano.
A Avenida Almirante Reis é provavelmente uma das artérias de Lisboa com a problemática dos sem-abrigo mais acentuada. Ao longo dos anos têm-se procurado estratégias eventualmente menos eficazes, mas não se tem dado resposta ao problema, vão empurrando-o de um lado para o outro, camuflando-o até nalguns casos, mas não foi resolvido.

Tem solução para esse problema?
Não julgo que haja soluções milagrosas em absoluto. Temos alguns projectos que funcionam há algum tempo na Junta de Freguesia dos Anjos (uma daquelas que se irá agregar com S. Jorge de Arroios e com a Pena, que formarão a nova Freguesia de Arroios) que visa o conhecimento de cada um dos sem-abrigo, ou seja, eles deixam de ser um sem-abrigo, passam a ser o José, o Carlos, a Manuela. Qual a razão do José estar na rua? E como foi lá parar? Há quanto tempo? E que patologias sofre? Que qualificações tem, a partir das quais se possa trabalhar para ter uma nova vida. São precisos novos projectos de vida de acordo com as capacidades de cada um, com a motivação própria, mas só depois de se atacarem as diversas patologias, como o alcoolismo, a toxicodependência, muito frequentes nesta população.

A sua nova freguesia vai ficar bastante maior, dimensionando o problema da higiene urbana.
É verdade. Não temos recursos humanos e vemos com alguma expectativa quais vão ser os recursos a transferir pela CML. Confesso que algumas áreas das novas atribuições não me parecem absolutamente claras, nomeadamente a dos espaços verdes. Não sei quais são os jardins que ficam sob responsabilidade da nova Junta de Arroios. Dou-lhe o exemplo do Jardim Constantino, que é municipal. Não sei! Sei é que não abundam jardineiros na CML. E também não sei, para lá dos recursos humanos, quais serão os recursos financeiros. Há pois uma série de situações que urge clarificar porque continuam dúbias.

Na higiene urbana, esta zona não é das mais limpas da cidade...
Não, não é de todo. O eixo da Almirante Reis novamente, mas toda a área desta futura freguesia, com excepções, padece de uma falta de higiene manifesta. É uma das grandes preocupações da população, e é onde nós apostamos que a reorganização das freguesias nos pode trazer mais-valias concretas e visíveis.

Caracterize o positivo e o negativo da freguesia.
Começando pelo negativo, há uma necessidade premente de olhar para os edifícios degradados, que são muitos, e alguns ameaçam mesmo a ruína. A questão dos sem-abrigo é para nós uma urgência e também o défice extremo de estacionamento que esta zona tem, devido a um projecto de urbanização muito antigo que não previu o que é actualmente o parque automóvel dos residentes e trabalhadores.
Do lado positivo, temos um riquíssimo património arquitectónico, temos a centralidade de Lisboa. Vamos ficar no centro de Lisboa com uma freguesia com uma dimensão muito razoável, que nos dará certamente um ganho de escala de eficácia e eficiência. Gostaria também de salientar, talvez acima de tudo isto, o património humano. Há pessoas muito diferentes, de muitas religiões e nacionalidades, mas dado haver uma harmonia no convívio entre todas essas pessoas, elas potenciarão no futuro um desenvolvimento desta zona da cidade que tem um enorme potencial turístico por revelar.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Na Praça do Chile

Candidatos à freguesia de Arroios estiveram na Calçada de Arroios e na Praça do Chile.





segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Piscina dos Anjos

Sabia que a Junta de Freguesia dos Anjos possui uma piscina utilizada por mais de 500 utentes, com classes de bebés aos séniores?
Um grupo de professores qualificados ensina a nadar e ministra a prática de hidroginástica e pólo aquático.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Tertúlias do Mercado

Sabia que nos Anjos se debateram todos os assuntos, sem tabus, com personalidades de todos os quadrantes da vida política, social e cultural portuguesa? Pluralidade e espírito democrático são a marca das «Tertúlias do Mercado» e da nossa autarquia.


terça-feira, 30 de julho de 2013

Na Calçada de Santana, freguesia da Pena

João Grave e vários candidatos da coligação Sentir Lisboa à Freguesia de Arroios em campanha pelas ruas do centro histórico.


quinta-feira, 25 de julho de 2013

Componente de Apoio à Família

Sabia que a Junta de Freguesia dos Anjos organiza a Componente de Apoio à Família na Escola Básica Sampaio Garrido? Uma resposta social às crianças e famílias.

terça-feira, 23 de julho de 2013

Pela Freguesia de Arroios

Candidatos da coligação Sentir Lisboa acompanharam o cabeça-de-lista à Assembleia de Freguesia, João Grave, em mais um périplo pela freguesia de Arroios, desta feita na parte nordeste (Ruas José Falcão, Cavaleiro de Oliveira, Francisco Sanches e Morais Soares)



segunda-feira, 22 de julho de 2013

Plano de Apoio Local

O Executivo da Junta de Freguesia dos Anjos criou um Plano de Apoio Local para fomentar os projectos das associações e colectividades. Desta forma dinamizamos a actividade cultural e desportiva local e promovemos a transparência na atribuição de dinheiros públicos.

Bruno Kohaupt apoia a candidatura Sentir Lisboa a Arroios


quarta-feira, 17 de julho de 2013

Cartão Anjo Mais da Junta de Freguesia dos Anjos

O Cartão Anjo Mais é um leque de serviços que a Junta de Freguesia dos Anjos tem vindo a desenvolver e criar ao longo do tempo. Centrada numa política de proximidade, procuramos desburocratizar e tornar cada vez mais fácil o acesso a apoios considerados essenciais que visam atenuar situações graves de carência e emergência social, sempre com a perspectiva de tornar estes apoios transitórios e/ou de pouca duração.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Espaços Verdes

A Junta de Freguesia dos Anjos reabilitou os espaços verdes da Praça das Novas Nações criando uma zona de actividade física envolvendo o parque infantil posteriormente eliminado pela CML.


sexta-feira, 5 de julho de 2013

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Sanitários Públicos

Sabia que a Junta de Freguesia dos Anjos mantém os sanitários públicos existentes na área da freguesia abertos? Estes encontram-se na Rua Antero de Quental, Largo de Santa Bárbara e Jardim António Feijó (foto).

terça-feira, 25 de junho de 2013

Projecto Vassouras & Companhia

A Junta de Freguesia dos Anjos celebrou com a Junta de Freguesia de São José um protocolo no âmbito do Projecto Vassouras & Companhia. Este Projecto contempla o apoio a idosos e dependentes, englobando a higiene habitacional e dos próprios e ainda pequenas reparações na habitação.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Projecto BIP-ZIP 2013

Foi assinado no dia 18 de Junho um Protocolo entre a Junta de Freguesia dos Anjos e a Câmara Municipal de Lisboa no âmbito do Projecto Bip-Zip 2013.

“Empreender nos Anjos” foi a candidatura aprovada, desenvolvida pela Junta de Freguesia dos Anjos em parceria com outras entidades, irá incidir na área da formação profissional, empregabilidade e empreendedorismo.

Prevê igualmente a abertura de uma Loja Social, onde futuros empreendedores poderão vender os seus artigos, um banco de Recolha de Livros Escolares e também uma série de actividades com a toda a comunidade local.


quarta-feira, 19 de junho de 2013

Para reconquistar movimentos e uma maior mobilidade física a Junta de Freguesia dos Anjos disponibiliza aulas de actividade física, com o nome Movimento Pós-60 trabalha corpo e mente, um valioso contributo para uma melhor qualidade de vida.

terça-feira, 11 de junho de 2013

No decorrer da 171.º Reunião Descentralizada da Câmara Municipal de Lisboa, na passada sexta-feira, que por minha sugestão se realizou no Lisboa Ginásio Clube, mais uma vez alertei o Presidente da CML para a necessidade de reconstrução do local onde habitualmente se efectuavam as reuniões da assembleia de freguesia, que aguarda resolução por parte da CML há mais de 1 ano, e para a urgente necessidade de operacionalizar o serviço de motocão, cuja delegação na Junta foi proposta e aceite há mais de 2 anos, mas até hoje sem qualquer consequência prática. Os passeios da Freguesia continuam intransitáveis.

sábado, 8 de junho de 2013

Espaço Activo


João Grave, candidato a Arroios e Presidente da Junta de Freguesia dos Anjos, dirigindo-se aos convidados que estiveram presentes no dia da abertura do Espaço Activo, localizado na Avenida Almirante Reis: uma porta aberta à população que permitirá novas respostas na área da empregabilidade e cujo objectivo incide na promoção de competências que potenciem a valorização pessoal e profissional do indivíduo.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Espaço Activo

A JF dos Anjos abriu o Espaço Activo, uma Porta Aberta na Av. Almirante Reis 91B, que permitirá novas respostas na área da empregabilidade, cujo objectivo incide na promoção de competências que potenciem a valorização pessoal e profissional do indivíduo.


Com oferta de actividades dinâmicas e inovadoras, tais como:
  • Procura Activa de Emprego
  • Workshops
  • Formação
  • Apoio ao Empreendedorismo
  • Actividades Físicas e Motoras
  • Atelier Criativo
  • Saúde e Bem Estar

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Sanitários Públicos no Jardim Constantino

Porque será que estes sanitários públicos localizados no Jardim Constantino na Freguesia de São Jorge de Arroios estão encerrados há cinco anos? Será que a Câmara Municipal de Lisboa sabe responder?

sábado, 1 de junho de 2013

Périplo por Arroios

Porque é importante esclarecer as pessoas sobre a reforma administrativa da cidade de Lisboa e perceber com que problemas a população se depara no dia-a-dia, iniciámos um périplo pela nova Freguesia de Arroios. A higiene urbana, o estacionamento e a crise que se instalou no comércio tradicional são alguns dos problemas que mais se manifestam nesta área da cidade. As novas competências das Juntas de Freguesia terão efeitos práticos em Janeiro de 2014 e irão potenciar uma maior proximidade com as populações locais Estamos convictos que muitas das dificuldades poderão ser combatidas com esta reforma administrativa da cidade.



sexta-feira, 3 de maio de 2013

A reforma administrativa da capital cria 13 novas freguesias que resultam da agregação de 43 das atuais (53, no total), a nova freguesia do Parque das Nações com território pertencente a Loures e mantém as restantes dez juntas hoje existentes.
O decreto-lei define já as novas competências das 24 freguesias, que vão passar a gerir equipamentos sociais, culturais e desportivos, entre eles escolas do 1.º ciclo e pré-escolar, creches e centros de apoio à terceira idade, feiras e mercados.
As freguesias lisboetas ficam também responsáveis pela manutenção de espaços verdes, pela sinalização, pela limpeza das vias e sarjetas e do mobiliário urbano, tal como pelas licenças de utilização de via pública e venda ambulante, entre outras.
"A atribuição das novas competências às juntas de freguesias é acompanhada dos meios humanos, dos recursos financeiros e do património adequados ao desempenho das funções transferidas", refere o decreto-lei.
Assim, "no primeiro ano do primeiro mandato após a entrada em vigor" desta lei, as novas 24 freguesias vão passar a receber um total de cerca de 68 milhões de euros, enquanto as anteriores 53 recebiam cerca de 23 milhões, segundo dados da Câmara de Lisboa.
Os candidatos do PSD às Freguesias já foram aprovados pela Concelhia de Lisboa. A nova freguesia de Arroios resulta da agregação das freguesias dos Anjos, Pena e São Jorge de Arroios.João Grave, atual Presidente da Junta de Freguesia dos Anjos, é o candidato a esta nova autarquia pela coligação PSD/CDS.

Candidato à nova Freguesia de Arroios

João Grave, 40 anos, apaixonado por Lisboa, é candidato à nova Freguesia de Arroios. Esta recém-criada Freguesia, uma das maiores de Lisboa, fusão das Freguesias de São Jorge de Arroios, Anjos e Pena, é fruto da aprovação de um projecto do PSD e PS, terá novas e melhores competências e mais de 32 mil habitantes. No exercício das suas funções de Presidente da Junta de Freguesia dos Anjos a sua principal preocupação é assegurar a satisfação das necessidades da população através de uma estratégia de máxima proximidade e será também essa a sua preocupação enquanto Presidente da Junta de Freguesia de Arroios.

.